CDA Entrevista | Professor Leonardo

ENTREVISTA PROF. LEONARDO

CDA: Prof. Leonardo, conta um pouco da sua história pra gente.
PROF. LEONARDO: A minha trajetória começa em 2012, quando eu tinha 17 anos. Nessa época, eu comecei a mexer um pouco com ilustração digital, a conhecer um pouco mais a questão da ilustração e também a trabalhar um pouquinho com produção no ateliê do Centro Cultural Renato Russo, onde fiz também minha primeira exposição.

Em 2013, virei aprendiz de tatuador e continuei tatuando durante uns três anos. Em paralelo a isso, em 2015 comecei a dar aula no Instituto de Artes Amílcar Mendes e também na Escola de Escultura Paulo de Paula.  Como eu estava tatuando à tarde e dando aulas à noite e nos finais de semana, comecei a ficar sobrecarregado. Foi aí que resolvi me dedicar cada vez mais às aulas e cada vez menos à tatuagem. 

Em 2016, comecei a dar aulas na Casa das Artes da Asa Norte. 

Passei a produzir muito história em quadrinhos, tendo um quadrinho autoral publicado em 2018. No ano seguinte, em 2019, fui chamado pra Casa das Artes de Taguatinga. Hoje, trabalho nas duas lojas Casas das Artes (Asa Norte e Taguatinga), completando, assim, quase seis anos como professor de Arte. 

CDA: Seis anos já?
PROF. LEONARDO: Sim (risos). Comecei a dar aula com 20 anos, produzindo trabalhos mais ligados ao realismo. Nesses anos, fiz algumas exposições, inclusive uma exposição individual no SESC Garagem.

CDA: Quantas exposições você já fez?
PROF. LEONARDO: Bom...

CDA: Já perdeu a conta?
PROF. LEONARDO: (risos) Não são tantas assim... acho que foram umas dez.

CDA: Dez exposições?
PROF. LEONARDO: É, por aí... uma individual no SESC Garagem. Tenho quadrinho publicado. Vai sair agora uma publicação minha na revista Bacanal da editora Nautilus com a editora Brasiliense. É isso.

CDA: Quais são as técnicas que você ensina?
PROF. LEONARDO: Eu dou aula de desenho básico, os fundamentos da linguagem visual. Dou aula de desenho em quadrinho, mangá, realismo, ilustração científica, aquarela, pastel, lápis, guache, carvão, giz de cera...

CDA: Bastante coisa!
PROF. LEONARDO: Um poquinho de tudo (risos). É isso. Nanquim também.

CDA: Como é que está sendo a retomada das atividades?
PROF. LEONARDO: Tá sendo muito bom! Em 2018, abri um ateliê, que fechei durante a pandemia. Desde então, foquei em me manter produzindo dando aula online. Mas o que eu gosto mesmo é da aula presencial, do ambiente, do cheiro do ateliê... 

CDA: Do cheiro de tinta... tá no sangue?
PROF. LEONARDO: (risos) Isso! O cheiro dos materiais, o contato com as pessoas... tô felizaço por voltar a dar aula presencial de novo.

Nós também, Professor, nós também.
Acompanhe essa e outras matérias em nosso blog. Aproveite e siga também o Prof. Leonardo no Instagram:
leonardoff.art

Comentários